Post por: Olívia Niculitcheff

Exposição da artista paulistana Vera Martins.

““Pintura por desconstrução” é um dos seis projetos selecionados por meio do Prêmio de Arte Contemporânea 2011 para ocupar as galerias da Funarte em São Paulo nos próximos meses, com exposições que tenham o objetivo de estimular a multiplicidade e a diversidade de linguagens e tendências em suas variadas modalidades de manifestação, além de promover a difusão, o fomento, a reflexão, a produção artística e o intercâmbio no campo das artes visuais.

(…)

Segundo Vera, uma característica marcante neste trabalho é a grande tensão que se estabelece durante o processo de impor a uma superfície (no caso, as paredes da Funarte) a marca do fio, transformado em chicote e mergulhado em têmpera acrílica. Nesta trajetória, as linhas surgem e se cruzam, numa ação em que o movimento da artista é fundamental.”

A exposição acontecia em um único ambiente, dentro de uma sala branca. Nesta sala, nas quatro paredes a artista colocou quadros que exploram a geométrica de um quadrado e de linhas. Estas linhas saem para além do quadro e são desenhadas na própria parede. Na última foto estou em pé para mostrar mais ou menos o tamanho das obras.
Eu gostei muito da exposição, são quadros bem fortes, que chocam por sua profundidade e força. É uma exposição que trabalha muito com a sensação, difícil de explicar em palavras.
Quando: Diariamente, das 14h às 22h
Onde: Complexo Cultural Funarte São Paulo – Galeria Mário Schenberg.
Alameda Nothmann, 1.058, Campos Elíseos, São Paulo, SP
Até quando: 23 de outubro a 20 de novembro
Gratuito